Blogues – ou, na forma em inglês, blogs – permitem a publicação na Internet de conteúdos sobre os mais diferentes assuntos. Sem ter conhecimentos técnicos específicos, é possível compartilhar e discutir ideias com pessoas de todo o mundo.

 

  • Você costuma ler blogues? Já criou ou pensou em criar algum?

  • Sobre que assuntos você gostaria de ler ou escrever em um blogue?

  • Já utilizou ou pensou em utilizar blogues no ensino de língua inglesa?

 

Assista ao vídeo a seguir para saber mais sobre blogues, como funcionam, como podem ser usados para diferentes fins e, então, refletir sobre como eles podem ser usados na sua prática pedagógica.

Conforme apontado no vídeo, os blogues possibilitam a fácil publicação de conteúdos na web e a interação com pessoas do mundo todo. Blogues, portanto, oferecem uma oportunidade para os alunos publicarem seus textos sobre os mais diferentes assuntos e interagirem em língua inglesa em um contexto real (ou próximo do real).

Leia a citação a seguir e busque estabelecer relações entre a citação, o vídeo a que você assistiu e sua prática pedagógica. Reflita sobre as seguintes questões:

 

  • Na sua opinião, o uso de blogs pode incentivar os alunos a escrever em inglês? Por quê?

  • Você acredita que o uso de blogs poderia contribuir para o desenvolvimento da habilidade de produção escrita de seus alunos? Por quê?

 

“Dada a simplicidade de colocação de materiais online com hiperligações para as páginas a consultar, os alunos têm mais hipóteses de desenvolver capacidades de pesquisa, de ler e de aumentar a produção escrita ao criarem trabalhos que serão publicados. Para além disso, o cuidado na escrita aumenta, motivado pela publicação do que se escreve e a possibilidade de existirem comentários dos leitores. (…) Construído em Língua Inglesa, um blogue permite uma interatividade entre participantes em situações reais ou muito próximas do real que permitem o desenvolvimento de competências comunicativas de forma adequada e efetiva.” (FIGUEIREDO; CARDOSO, 2011, p. 51-52)

 

Leia, a seguir, os relatos de Ana e Paulo, professores de língua inglesa do Ensino Fundamental de escolas públicas, sobre como utilizaram blogues em sua prática pedagógica e, em seguida, relacione-os com o seu contexto de atuação. Reflita sobre as seguintes questões:

 

  • Para você, o que levou esses professores a usar blogues com seus alunos?

  • O que mais chamou sua atenção nos relatos de Ana e Paulo?

  • Quais as diferenças e semelhanças entre as atividades com blogues desenvolvidas por cada professor?

  • Os tipos de atividades desenvolvidas seriam adequados ao seu contexto de atuação? Por quê?

  • Que atividades com uso de blogues você poderia propor aos seus alunos para ajudar a desenvolver a habilidade de produção escrita deles?

 

“Após trabalhar uma unidade sobre cinema, criei um blogue em inglês sobre esse tema. Convidei os alunos para visitar o blogue e comentar as postagens que fiz sobre diferentes filmes. Em seus comentários, os alunos expressaram, em inglês, suas opiniões sobre os filmes usando estruturas e vocabulário que aprenderam nas aulas.” (Ana, professora de inglês do 6º ano)

“Ao observar o interesse dos alunos por esportes, resolvi dividir a classe em grupos para que cada grupo criasse, sob minha orientação e com o apoio da professora de Educação Física, um blogue em inglês sobre um esporte praticado na escola. Todos também foram convidados a visitar os blogues dos colegas e fazer comentários.” (Paulo, professor de inglês do 8º ano)

 

Referências

FIGUEIREDO, E.M.Q.; CARDOSO, E.L. Blogue: tecnologia com potencialidades para o ensino e aprendizagem da língua inglesa. Educação, Formação & Tecnologias, 4 (2), 2011, p. 50-60. Disponível em: <http://eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/194/145>. Acesso em: 13 mai. 2015

 

SILVA, A.M. O uso do blog no ensino de língua inglesa: uma proposta sociointeracionista. Caminhos em Linguística Aplicada, Vol. 2, No. 1, 2010, p.36-52. Disponível em:

<http://periodicos.unitau.br/ojs-2.2/index.php/caminhoslinguistica/article/viewFile/1113/829>. Acesso em: 13 mai. 2015

 

Sites para criação gratuita de blogues

www.blogger.com

www.wordpress.com