A facilidade de publicar conteúdos na Internet faz com que as informações disponíveis nem sempre sejam úteis e confiáveis. Assim, é fundamental avaliar os sites que visitamos.

  • Você já encontrou muita informação errada em sites que visitou? Como percebeu isso?

  • Ao navegar pela Internet, você se preocupa com a confiabilidade dos conteúdos que encontra? O que você costuma observar em um site para avaliar se as informações lá publicadas são confiáveis?

Assista ao vídeo a seguir para saber mais sobre como avaliar sites e, então, refletir sobre a importância de adotar critérios de avaliação de sites para a sua prática pedagógica.

 

Website_Evaluation_Z5L_EVAL

Dada a importância de avaliar a qualidade da informação na Internet, especialmente em contextos educacionais, retome os critérios e sugestões apresentados no vídeo a que você assistiu. Então, leia, a seguir, os critérios e as dicas de Araújo (2011) para avaliar um site e busque estabelecer relações entre o vídeo, a citação e sua prática pedagógica. Reflita sobre as seguintes questões:

 

  • Dos critérios e estratégias para avaliação de sites sugeridos no vídeo e na citação da próxima tela, quais você costuma adotar? Quais deles você pretende utilizar?

  • Na sua opinião, seus alunos sabem avaliar as informações que encontram na Internet de modo adequado? Como essa habilidade poderia ajudá-los no seu processo de aprendizagem?

 

“Origem:

A página deve pertencer a um site de instituição, empresa ou pessoa conhecida e idônea.

Sites .gov (de órgãos governamentais), .org (de organizações não-governamentais), .edu e .ac (de instituições de ensino) costumam ser bastante confiáveis.

Autoria:

O autor do texto ou responsável pelo site deve ser identificado. (…)

Objetivo:

A abertura (homepage) do site deve declarar o objetivo pelo qual seu conteúdo está na Web e o público a quem se dirige. (…)

Atualização:

A última atualização do site não deve ter ocorrido há muito tempo. (…)

Texto:

Deve ser corretamente escrito. Erros de grafia e gramática denotam descuido e podem não recomendar um site para uso pedagógico.”

(ARAÚJO, 2011, p. 160)

 

Leia, a seguir, o relato de Alex, professor de língua inglesa do Ensino Fundamental de uma escola pública, sobre uma lista de perguntas que seus alunos utilizaram para ajudá-los a avaliar sites.

Observe a lista de perguntas e reflita sobre as seguintes questões:

 

  • Na sua opinião, as perguntas são realmente úteis para ajudar na avaliação da qualidade e confiabilidade de um site?

  • Você excluiria ou incluiria alguma(s) pergunta(s) da lista? Qual/quais?

  • Que critérios e recomendações para avaliação de sites você considera mais importantes para ensinar a seus alunos a fim de ajudá-los a identificar informação útil e confiável na web?

 

“A checklist abaixo ajudou meus alunos a avaliar sites.” (Alex, professor de inglês)

 

Checklist para avaliação de sites

 

  1. É possível identificar e contactar a pessoa ou instituição responsável pelo site?

  2. A pessoa ou instituição responsável pelo site tem qualificação para tal?

  3. O objetivo do site está claro?

  4. O público-alvo do site é indicado?

  5. Há intenção de persuadir o leitor e/ou vender algo?

  6. O site é bem escrito e organizado?

  7. É fácil encontrar informação no site?

  8. Quando o site foi criado?

  9. Quando foi atualizado?

  10. A informação publicada no site é fato ou opinião?

  11. Há indicação de fontes de informação?

  12. Os links são adequados e atualizados?

  13. A informação apresentada no site pode ser verificada em outros sites?

 

 

Referências

ARAÚJO, J.P. Competência de busca no auxílio à leitura de gêneros digitais. In: TAVARES, K.; BECHER-COSTA, S.; FRANCO, C. Ensino de Leitura: fundamentos, práticas e reflexões para professores da era digital. Rio de Janeiro: Fac. de Letras da UFRJ, 2011, p. 151-161.

TOMAÉL, M.I.; ALCARÁ, A.R.;  SILVA, T.E. Fontes de informação na internet: critérios de qualidade. In: TOMAÉL, M.I. (Org.). Fontes de informação na internet. Londrina: EDUEL, 2008, p. 3-28. Disponível em: <https://books.google.com.br/books?isbn=8572164936>. Acesso em: 15 mai. 2015.

 

Links úteis

Fontes de informação na internet: como avaliar?

http://www.dbd.puc-rio.br/wordpress/?p=2730

Evaluating web pages

http://www.sc.edu/beaufort/library/pages/bones/lesson5.shtml