A Internet é um oceano de informações e nem sempre é fácil encontrar o que se procura. Para ajudar, mecanismos de busca são ferramentas fundamentais.
-
Quais mecanismos de busca você costuma utilizar ao fazer uma pesquisa na web?
-
Você sabe como um mecanismo de busca na web funciona?
-
Ao fazer uma busca, você já teve a sensação de encontrar um número excessivo de resultados?
-
Ao fazer uma busca na web, você já enfrentou dificuldades para encontrar o que procurava? O que fez para tentar superar essas dificuldades?
Assista ao vídeo a seguir para saber mais sobre mecanismos de busca, como funcionam, como podem ser utilizados de forma mais eficiente e, então, refletir sobre como eles podem ajudar na sua prática pedagógica.
Considerando o volume e a variedade de conteúdos em inglês disponível na Internet, saber usar os mecanismos de busca de modo eficiente é uma habilidade essencial para professores e alunos de língua inglesa.
Leia a citação a seguir e busque estabelecer relações entre a citação, o vídeo a que você assistiu e sua prática pedagógica. Reflita sobre as seguintes questões:
-
Você acredita que aperfeiçoar sua habilidade de busca na web poderia ajudar você na sua prática pedagógica e na sua própria formação como professor? Em caso afirmativo, de que forma(s)?
-
Na sua opinião, seus alunos sabem usar mecanismos de busca de modo eficiente? Como isso poderia ajudá-los no processo de aprendizagem de língua inglesa?
“(…) as complexas ferramentas computacionais ainda são limitadas em sua capacidade de prever as necessidades específicas de seus usuários, e (…) estes precisam colaborar com elas de modo a lhes facilitar o processamento de informações. A competência para extrair o potencial dessas ferramentas (…) merece ser desenvolvida – ensinada e aprendida – uma vez que dá acesso ao verdadeiro universo dos gêneros digitais que está à disposição de todos na Web. Em outras palavras, a competência de busca na Web é uma porta de entrada fundamental para os leitores da nossa era digital e deve ser considerada em qualquer curso que se proponha a formar leitores proficientes.” (ARAÚJO, 2011, p. 161)
Leia, a seguir, os relatos de Eva e Alan, professores de língua inglesa do Ensino Fundamental de escolas públicas, sobre como utilizam mecanismos de busca para encontrar textos autênticos e para orientar as pesquisas de seus alunos. Em seguida, busque relacionar os relatos com o seu contexto de atuação. Reflita sobre as seguintes questões:
-
Você já usou mecanismos de busca em situações semelhantes às relatadas por Eva e Alan? Em caso afirmativo, como foi a experiência? Com que outras finalidades você já usou ou poderia vir a usar mecanismos de busca em sua prática pedagógica?
-
Que estratégias de busca na web poderiam ser ensinadas aos seus alunos para ajudá-los a fazer buscas mais eficientes em inglês?
“Queria encontrar uma receita de bolo em inglês para usar em aula. Buscando na Internet, descobri sites incríveis, com receitas variadas, fotos e até vídeos de como preparar cada prato. Fiquei até assustada com tanta informação, mas, aos poucos, fui selecionando o que era mais adequado para os alunos.” (Eva, professora de inglês do 7º ano)
“Costumo pedir que os alunos façam pesquisas na Internet e já notei que eles têm dificuldade em escolher as palavras-chave mais adequadas para suas buscas. Então, ao pedir que pesquisassem sobre países em que a língua inglesa é o idioma oficial, decidi ensinar a eles algumas estratégias de busca. Vi que isso fez toda a diferença para o sucesso da atividade.” (Alan, professor de inglês do 8º ano)
Referências
ARAÚJO, J.P. Competência de busca no auxílio à leitura de gêneros digitais. In: TAVARES, K.; BECHER-COSTA, S.; FRANCO, C. Ensino de Leitura: fundamentos, práticas e reflexões para professores da era digital. Rio de Janeiro: Faculdade de Letras da UFRJ, 2011, p. 151-161.
Links úteis
Google Acadêmico
Pesquisa avançada